Automação de E-mail Marketing

Automação de E-mail Marketing

Automação de E-mail Marketing

O marketing por e-mail é baseado no envio de uma mensagem promovendo um serviço ou produto para um grupo de usuários. O sucesso depende de:

  1.   Grupo de usuários: Quão próximo está o grupo de usuários do que está sendo promovido? Este ponto depende inteiramente da sua base de dados.
  2.     Conteúdo: Quão atraente é o conteúdo para o usuário e como é apresentado?
  3.     Rastreabilidade de cada um dos cliques na mensagem: É muito importante saber quais os cliques dos usuários, onde e quando: por outro lado, permite coletar informação para melhorar a campanha e fazer facilmente o redirecionamento, e por outro lado, permite aos “editores” saber quais os clientes que foram gerados pelas suas campanhas. A Go4Clients oferece um URL Shortener que permite criar dinamicamente “url curta” personalizada para rastrear cada um dos cliques que são gerados a partir das Landing Pages enviadas por SMS ou e-mails.
  4.     Estratégia: Existem muitas teorias sobre como engajar um usuário, mas as mais bem sucedidas são baseadas em:
  5.       Criar confiança através do envio regular de mensagens com conteúdo e valor interessantes para o usuário.
  6.       Ter em conta o comportamento do usuário no e-mail anterior e envia-lhe novos conteúdos que possam ser mais interessantes para ele.
  7.       Analítica: é importante saber quantos usuários abriram o e-mail, quantos clicaram e quando e onde. Com esta informação é possível fazer ajustes para melhorar os resultados.

A Go4Clients permite criar modelos impressionantes utilizando o método de arrastar e soltar (E-mail), personalizar cada mensagem e criar sequências automáticas (Drips) dependendo da reação do usuário à mensagem. Toda a informação sobre as reações do usuário a cada mensagem de correio eletrônico está disponível na análise.

 

Coloque seus destinatários em primeiro lugar e permaneça fiel à sua marca

De acordo com a fonte e-Marketers, uma campanha de marketing por e-mail para o mercado dos Estados Unidos tem uma taxa média de entrega de 90%, taxa de abertura de 15% e taxa de entrega clique inferior a 1%. Esses valores são atingidos, é claro, quando se tem uma base de dados verificada, onde os assinantes explicitamente deram permissão para serem contatados pela empresa.

Da mesma forma, o tempo de vida ativa de uma base de dados é de 8 meses, o que significa um grande desafio para uma empresa, tendo apenas este tempo para poder conquistar um cliente potencial com sua marca ou finalmente perde-lo e/ou acabar na bandeja de spam.

Este cenário exige que hoje em dia as empresas disponham de ferramentas de marketing por e-mail capazes de automatizar os processos de contato com seus clientes, de modo a satisfazerem as suas necessidades, desde o momento em que entram no CRM, até a finalização de uma compra e, no melhor cenário, tornam-se referências da empresa.

Exemplo:

Uma empresa com uma base de dados de 10.000 registros, enviando uma campanha de e-mail individual (mailings em lote), consegue obter 1.500 para abrir seu e-mail e apenas 100 deles conseguem visitar seu site. Se essa mesma empresa tiver os Drips de automação, poderia criar um fluxo de trabalho automatizando o envio de e-mails para a mesma base de dados, encaminhando e-mails tantas vezes quantas considerar, ao ponto de aumentar a contabilidade com sua base.

Em números, os Drips permitem:

Primeira apresentação: Uma base de dados de 10.000 registros atinge 1.500 aberturas e 150 cliques.

A segunda remessa será dirigida apenas às pessoas que não abriram o primeiro e-mail. Recomenda-se fazer um teste de envio em outra hora do dia ou com outro assunto de e-mail.

Segundo Envio: Uma base de dados de 8.500 registros, 1.275 aberturas e 127 cliques.

O terceiro envio é feito apenas para pessoas que não abriram o primeiro e o segundo correio. Novamente, um teste é feito no dia da entrega, hora e assunto do correio.

Terceira remessa: Uma base de dados de 7.225 registros, 1.083 aberturas e 108 cliques.

No final da campanha teremos:

Sem DRIPS:

  •         1.500 clientes veem a comunicação
  •         150 clientes visitam o site da empresa

Com DRIPS:

  •         3.858 clientes veem a comunicação (Aumento de 270%!!)
  •         385 clientes visitam o site da empresa (Aumento de 256%!!)

Os resultados falam por si. A utilização de DRIPS para automatizar seu marketing por e-mail economizará tempo e dinheiro, mas, mais importante, aumentará drasticamente o ROI.